top of page

A Psicologia Analítica na Depressão

A importância do pensamento simbólico na análise do paciente com depressão.

Para Jung neuroses não são positivas e nem negativas, mas sim uma mudança de atitude da consciência, para se reorientar e curar.


Jung é um percursor em humanizar as doenças psíquicas.


A depressão é uma neurose, uma dor da alma que emerge para a consciência, e com o uso da psicologia analítica é possível compreender as relações  entre  o  psíquico e o somático e as funções do psiquismo no equilíbrio  psicossomático.


A doença pode ser analisada pelo viés simbólico. O símbolo é uma expressão do desconhecido, do incognoscível, constitui a linguagem do inconsciente.


Assim os símbolos trazidos pelo paciente são importantes de ser analisados pois além de serem uma expressão do inconsciente, eles acabam sendo uma manifestação da doença.


O  ego  apesar  de  estar  conectado a consciência ele não  permite uma visão  óbvia dos conteúdos conectados ao  ao  inconsciente pessoal,  a saída  para  desmistificar  essa  sensação  de  enfermidade  no  indivíduo  é  ter  acesso  a  esses elementos  que  estão  reprimidos, o que é possível pela análise a partir do pensamento simbólico.


E assim o paciente em suas sessões de terapia consegue ressignificar conteúdos podendo resultar em um processo de cura.


Para ter sua sessão de terapia:

 
 
 

Comments


bottom of page